terça-feira, 10 de agosto de 2010

Matéria divulgada pelo site " Gospel no divã " ficou D+.

Um único propósito: ADORAR

 Gospel no Divã On 31 Agosto 2010

  O ano de 2010 tem sido uma verdadeira safra para a música gospel nacional tanto para as gravadoras como para o mercado independente. Uma dessas gratas surpresas que desponta no mercado é Andrey Júnior que acaba de lançar o quarto disco de sua carreira – Propósito – dessa vez pela JR Louvor. Produzido por Merewilton Lages, o CD foi gravado nos estúdios Gravodisc e Lumek Studios, ambos em São Paulo. Com direção de arte de Fábio Rickman, todo projeto gráfico foi idealizado pela Digital Design SP, o encarte traz um postal central do cantor, mostrando um trabalho de primoroso acabamento.
Abrindo o repertório, Vem tocar em mim (Andrey Júnior) é a única faixa gravada ao vivo por Flávio Borges na Igreja Assembleia de Deus de Uberlândia (MG). O começo é executado só ao piano e, com sua voz suave, Andrey transmite emoção na medida certa durante a canção que tem uma virada de bateria bem forte na entrada do refrão. Destaque também para os 24 segundos do solo de guitarra que provam que o CD poderia ser gravado todo ao vivo sem comprometer o estilo do artista.

Com uma pegada mais pentecostal, Vou profetizar (Denner de Souza e Adriano Barreto) é embalada pela excelente percussão de Merewilton Lages e o saxofone de David Cabral. A letra carrega toda aquela marca pentecostal onde o cantor aproveita para ministrar bênçãos sobre a vida dos ouvintes – “Eu vou profetizar agora / Toda dor, tristeza vai embora / Quero ver hoje aqui Tomé ser chamado de Paulo / Crente enferrujado sendo por Deus chacoalhado / De glória e poder”.
A dupla Denner e Adriano também assina Apenas uma palavra que é baseada na passagem da cura do servo do centurião de Cafarnaum. O violão é o que mais se destaca em toda a faixa – “Mestre, eu preciso conversar contigo / Quero lhe falar, compartilhar minha dor / Ontem em minha casa um dos meus criados / Foi acometido de um mal que pode lhe matar”. O violão também demarca Olha pra Cristo, escrita por Elizeu Gomes, inspirada no Salmo 121 onde o back-vocal formado por Janeh Magalhães, Wilian Nascimento, Alice Avalis, Fael Magalhães, Moisés Moura e Marquinhos Nascimento mostra toda sua versatilidade. Ponto também para o arranjo de cordas.

Apesar de Propósito abrir ao som do acordeon de Augostinho Hipólito, não espere por um corinho de fogo. A canção é uma confissão de um servo disposto a seguir a causa do Evangelho lembrando muito a temática de Compromisso e Aliança, ambas de Regis Danese, grande amigo de Andrey Júnior.

Seguindo nessa linha de confissão, Sacrifício e adoração (Lázaro e Eduardo) traz 22 segundos de solo de guitarra na introdução e fala sobre vários homens de Deus que mesmo na dificuldade não abriram mão de adorar a Deus – “Mesmo na dor, Jó adorou / Paulo e Silas deram louvor / A terra tremeu, a prisão se abriu / A cadeia se quebrou / Davi cantava e o rei se alegrava / O mal não resiste o louvor”. O cantor surpreende nas notas mais agudas sendo acompanhado por um eficiente naipe de metais.

Marquinhos Nascimento, conhecido por suas composições no segmento pentecostal, assina Vou Te adorar com um belo solo de flauta com Hilquias Alves – “Quero estar seguro em Tuas mãos, ó Deus / Quero mergulhar nos Teus rios / Quero ver descer a Tua unção e que eu venha dela transbordar / E que seja para sempre o meu louvor”. A outra faixa é Arrebatamento com uma introdução ao violino executado por Aramis Rocha e traz uma alerta à igreja nesses últimos dias – “Mas quem está firmado em Cristo / O episódio não vai perder / É o arrebatamento que vai acontecer / Vai acontecer”.
Rubem Silva assina Clame por Jesus cuja letra segue uma linha mais pentecostal apesar do solo de sax dar um ar mais pop à canção que é baseada na passagem em que Cristo acalma a tempestade. A dupla Lázaro e Eduardo assina Marca do sangue que tem todo um swing de um violão em estilo flamenco – “Hoje eu tenho a marca do sangue / Sangue puro que me redimiu / Sinto paz, uma alegria constante / Minha casa desmoronada Deus reconstruiu”.

Marquinhos Nascimento é o autor de A página vai mudar que aborda um tema muito corriqueiro nas músicas pentecostais: exaltação em meio às lutas – “Se pensas que você perdeu / E que a vida terminou / Que nada / A tempestade vai passar / Quem no caminho te deixou por não querer te ajudar / Vão assistir o que Deus te preparou”.

Outro Nascimento que participa do álbum é Mattos Nascimento que escreveu Jesus, o Nazareno. Acompanhada apenas por piano, violão, percussão e cordas, a penúltima faixa tem uma sonoridade toda acústica. Mas a maior surpresa ficou por conta de Tua vida vai melhorar, assinada pelo próprio Andrey e escolhida para ser o primeiro single do álbum. O arranjo de cordas abrilhanta ainda mais a canção que no último minuto traz uma grata surpresa: a participação especial da voz inconfundível de Wilian Nascimento. Realmente, Andrey mostra que seu propósito é adorar a Deus e abençoar vidas com seu talento que provou merecer um CD totalmente ao vivo na próxima vez. Para saber mais sobre o ministério do cantor, acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário